Shinwa

O Aikido é uma arte marcial japonesa desenvolvida por Morihei Ueshiba. E somente após a da Segunda Guerra Mundial que começou a se difundir fora do Japão. A princípio sua popularidade no ocidente deve-se ao seu valor como um sistema eficaz de autodefesa. No entanto, o próprio fundador e todos aqueles que atingiram certo nível nesta arte marcial são unânimes em declarar que o aspecto de autodefesa do Aikido é simplesmente uma consequência de muito treino, dedicação e disciplina, trazendo para si uma importante realização pessoal.

A Associação Shinwa de Aikido foi fundada em 8 de abril de 1991, por Paulo Naoki Nakamura Sensei, que recebeu esse nome como presente do Doshu Kisshomaru Ueshiba, filho do fundador Morihei Ueshiba, em visita a São Paulo no ano de 1990. SHIN-WA quer dizer: paz (WA), de espírito (SHIN). Uma pequena palavra, mas que significa muito na vida de qualquer pessoa, a paz de espírito é um objetivo a ser alcançado.

O Aikido é uma arte marcial cuja essência consiste na harmonia ( AI ), seus movimentos e técnicas têm o objetivo de ajudar o praticante a experimentar a utilização da energia vital ( KI ), e sua prática é um caminho ( DO ) que busca atingir um aperfeiçoamento entre corpo e mente.

A Associação Shinwa de Aikido é filiada à FEPAI/BRASIL que está diretamente filiada a FIA (Federação Internacional de Aikido), bem como à Fundação Aikikai do Japão, com sede em Tokyo. Portanto, a Associação Shinwa de Aikido segue estritamente as normas e estatutos da FEPAI/BRASIL.

“Na Associação Shinwa de Aikido o caráter moral e dedicação a uma boa conduta, disciplina e respeito para com os Senseis e alunos é dever de todos.”


> Dicas de conduta do dojo

Filiações