Home
Sobre Shinwa
Professores | Senseis
Aulas e Mensalidade
Sobre Aikido
Técnicas de Exames
Glossário
Links
Contato
Como Chegar
Sobre Shinwa

A Associação Shinwa de Aikido foi fundada em 8 de abril de 1991 por Paulo Naoki Nakamura Sensei. O nome Shinwa foi recebido como presente do Doshu Kisshomaru Ueshiba, filho do fundador Morihei Ueshiba, que visitou São Paulo no ano de 1990 com o objetivo de difundir esta nobre arte através de seminários. SHIN-WA quer dizer: paz (WA), de espírito (SHIN). Uma pequena palavra, mas que significa muito na vida de qualquer pessoa, a paz de espírito é um objetivo a ser alcançado. E o dojo Shinwa tenta contribuir para que através dos treinos e da prática tentemos alcançar esse sentimento tão gratificante e recompensador.

A Associação Shinwa de Aikido é o estabelecimento sede da FEPAI (Federação Paulista de Aikido), Federação que tem como objetivo dar suporte às associações e incentivo as agremiações, realizando vários seminários nacionais e internacionais. Trazendo shihans de renome como Kawabe Sensei, Kobayashi Sensei, Isoyama Sensei e muitos outros grandes mestres, que realizaram seus seminários no dojo da Associação Shinwa de Aikido, cada um com seu estilo e que deixaram várias lições de moral, disciplina e técnica. Na Associação Shinwa de Aikido são realizados os exames de faixa da Federação Paulista de Aikido.

A Associação Shinwa de Aikido é filiada à FEPAI que por sua vez é filiada a COBRAI (Confederação Brasileira de Aikido). A Shinwa, através da FEPAI, está também filiada a FIA (Federação Internacional de Aikido), bem como à Fundação Aikikai do Japão, com sede em Tokyo. Portanto, a Associação Shinwa de Aikido segue estritamente as normas e estatutos da FEPAI, assim como os ensinamentos básicos da Aikikai Central do Japão, dirigida pelo Mestre Moriteru Ueshiba (neto do Fundador, Mestre Morihei Ueshiba). O relacionamento entre FEPAI, FIA e Fundação AIKIKAI se dá através do presidente da FEPAI, Makoto Nishida Sensei.

Em 2006 a Associação Shinwa de Aikido esteve presente no ponto mais alto dos encontros de Aikido, quando o Doshu Moriteru Ueshiba, neto do fundador Morihei Ueshiba, veio para o Brasil pela primeira vez. Evento com cerca de 2200 aikidoistas.

No dojo Shinwa é realizado todas as quartas à noite o yudanshakai, treino especial para praticantes com graduação de 2º Kyu ou superior, ministrado pelo Shiran Makoto Nishida 7º Dan, pessoa a quem respeitamos muito com toda admiração, pelos trabalhos feitos na Federação Paulista de Aikido.

“Na Associação Shinwa de Aikido o caráter moral e dedicação a uma boa conduta, disciplina e respeito para com os Senseis e alunos é dever de todos.”

Dicas de conduta no dojo!