Home
Sobre Shinwa
Professores | Senseis
Aulas e Mensalidade
Sobre Aikido
Técnicas de Exames
Glossário
Links
Contato
Como Chegar
Sobre Aikido

O Aikido é uma arte marcial japonesa desenvolvida por Morihei Ueshiba. Somente após a da Segunda Guerra Mundial esta arte começou a se difundir fora do Japão. A princípio, sua popularidade no ocidente deve-se ao seu valor como um sistema eficaz de autodefesa. No entanto, o próprio fundador e todos aqueles que atingiram certo nível nesta arte marcial são unânimes em declarar que o aspecto de autodefesa do Aikido não passa de um subproduto, muito importante para o desenvolvimento, mas seu verdadeiro e fundamental valor está em seu significado espiritual enquanto disciplina e caminho para realização pessoal.

O Aikido é uma arte marcial cuja essência consiste na harmonia ( AI ), seus movimentos e técnicas têm o objetivo de ajudar o praticante a experimentar a utilização da energia vital ( KI ), e sua prática é um caminho ( DO ) que busca atingir um aperfeiçoamento e união do corpo, mente e espírito.

Sua prática rejeita a violência, uso de força física e competição. Portanto, pode ser praticado por pessoas de todas as idades e ambos os sexos. O treinamento diário começa com exercícios físicos leves que aumentam de intensidade gradualmente, mas sem ultrapassar os limites individuais de cada praticante. É por isso que até mesmo uma pessoa idosa pode continuar a praticar com prazer, atingindo um dos objetivos mais importantes que a pratica correta do aikido pode proporcionar: ser uma pessoa mais equilibrada, saudável e confiante.

O desenvolvimento do praticante deve ser sempre prazeroso e desenrolar-se lentamente, a fim de evitar acidentes, sem jamais perder tempo em provas inúteis de força física. Não há nada para provar, o objetivo é aprender e descobrir novas possibilidades, evitar o conflito e seguir em frente.

O domínio de cada movimento, cada técnica depende inteiramente da dedicação e disciplina do praticante durante os treinos. Assim, o praticante poderá levar consigo os ensinamentos de sua filosofia para seu dia a dia.

“Em resumo, a essência do Aikido esta voltada ao fortalecimento de seu espírito, paz interior e saúde corporal. O Aikido é literalmente a arte marcial do caminho do espírito e da harmonia.”