Home
Sobre Shinwa
Professores | Senseis
Aulas e Mensalidade
Sobre Aikido
Técnicas de Exames
Glossário
Links
Contato
Como Chegar
Dicas Conduta no Dojo

Procure chegar com antecedência ao dojo, para ter tempo suficiente de se trocar e entrar no tatame antes do início da aula.

Nunca ande descalço fora do tatame, sempre use chinelos.

Sempre que entrar e sair do tatame, faça uma reverência em pé inclinando brevemente seu tronco para frente.

A higiene pessoal é muito importante, mantenha sempre as unhas cortadas, mãos e pés limpos e a vestimenta (dogui/kimono) em perfeitas condições, sem rasgos e limpo.

Também evite usar correntes, anéis e brincos para evitar ferimentos, cremes e cosméticos também devem ser evitados.

Toda aula começa com uma cerimônia formal para que todos se concentrem e foquem sua atenção à aula que se dará início, na posição de seiza (ajoelhado e sentado sobre os calcanhares). Nessa posição incline seu tronco para frente, cumprimentando a imagem do fundador do aikido, Morihei Ueshiba, e em seguida o sensei que ministra a aula, para o aluno que chegar atrasado o procedimento é o mesmo acrescentando a permissão para entrada com a expressão ONEGAI SHIMASSU (por favor), ao sensei presente.

Respeite os limites de seu parceiro de treino e também seus próprios limites para assim evitar contusões, e maiores aborrecimentos. Respeite e será respeitado, essa postura faz parte integrante do treinamento e de seu desenvolvimento no Aikido.

Em caso de dúvidas, pergunte sempre ao sensei presente, não discuta com seu parceiro de treino. (evite ficar ensinando, em caso de dúvidas chame o sensei).

Sempre que o sensei estiver demonstrando uma técnica, procure prestar atenção, evitando distrações. Não converse sobre outros assuntos que não sejam pertinentes ao treino, existe a hora de treinar e a hora de “bater papo”, colocar a conversa em dia que “não é na hora do treino”. Sempre que o sensei terminar uma explicação, agradeça inclinando o tronco para frente.

Sempre cumprimente seu parceiro de treino antes e após as técnicas, antes falando ONEGAI SHIMASSU (por favor). Ao final da técnica ou do exercício falando DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA (muito obrigado).

A disciplina é muito importante nas artes marciais, e para isso temos que nos esforçar para praticá-la. (e torná-la parte integrante de nosso dia a dia).

Evite ter que sair do tatame para beber água. Procure aguentar um pouco do desconforto que você, por ventura, sinta. Caso sinta qualquer indisposição, mal estar, comunique seu estado ao sensei. E nunca saia do tatame sem falar com o sensei.

Todas as etiquetas serão adquiridas naturalmente com o tempo de treino, o bom senso deve sempre prevalecer. Lembre-se de que sua atitude disciplinada também faz parte de seu desenvolvimento no Aikido.

DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA